domingo, 30 de janeiro de 2011

eh pá, não me apetece chamar 'a crónica da semana' a outro post

a semana que passou foi bastante pesada, com a re~eleição do presidente e o funeral do pai de uma grande amiga a marcarem negativamente (eu acho que de cada vez que vou a um funeral volto a enterrar os meus mortos), por isso apetece-me falar de outras coisas.

lembram-se dos aristogatos? para mim foi o primeiro filme da disney que me marcou profundamente na infãncia. não mentirei se disser que foi o filme da disney que mais me marcou a infância. ainda hoje me lembro da sensação de deslumbramento que senti no cinema, e da excitação de ter os bonecos dos personagens. a maluquice foi tal que obriguei a minha mãe a levar-me a ver o filme pela segunda vez, o que na altura era um luxo. e o que mais me fascinava no filme não eram os personagens principais, mas sim um bando de gatos vadios que eram também músicos e que protegonizavam algumas das cenas mais deslumbrantes do filme, aos meus olhos. havia também um par de cães, que habitava uma quinta e que me deliciava. anos mais tarde, quando se vulgarizaram os videos da disney e finalmente pude comprar o filme da minha infância, com o pretexto de que era para os meus filhos, fiquei espantado ao verificar como eram fieis as memórias que eu miúdo de oito anos tinha gravado. logicamente, este filme continua a ocupar um lugar muito especial dentro do meu conjunto de referências, por isso gosto sempre de encontrar alusões ao bando de gatos vadios amigos do m'sieur o'malley, como é o caso desta brilhante versão de uma das canções centrais do filme.


3 comentários:

nelio disse...

e vocês, quais são os filmes das vossas infâncias?

Ana V. disse...

Música no Coração!

Lena OR disse...

Lembro-me de ver em casa bonecos animados, como o Speedy Gonzalez, que adorava e que ainda gosto. talvez porque ando sempre "acelerada" e o rato é o máximo. A minha recordação mais marcante em termos de cinema, no Sto António, foi "voando sobre um ninho de cucos" que fui ver antes da idade com os meus Tios. Filmes mais "leves" eram as tardes de cinema em casa dos meus Avós, a preto e branco. Ou os desenhos animados ou ainda os Pequenos Vagabundos que faziam as nossas delícias. Já não falando no Skipy ou "Casando com uma Feiticeira" ou ainda o "Bonança" tantas coisas que de repente me saltaram da memória. Já bem mais velha deliciei-me com as minhas filhotas com o "Livro da Selva". E se hoje me pedirem para escolher um filme escolho este mesmo " o Livro da Selva"...delicioso...