quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ó chegataqui que levas nas fuças!!!


Mandem me calar!
Escrevam , falem , gritem, digam alguma coisa, senão correm o risco de eu ter sempre alguma coisinha pra vir dizer ( ainda me queixo da minha Xana!!)
Bem , eu tinha prometido ao Nélio que não pronunciava mais a palavra "neura" mas na minha hora da reflexão que é durante o trajecto casa - Condeixa , pus-me a pensar. Que raio, a neura , não é mais que a rabujice dos bebés, a "imbirrice" dos velhos como os dos Marretas, os amuos das criancinhas "ca beiça" estendida ou os momentos do armário dos adolescentes!! Não é?
A neura não é nada!!! Atenção:não confundamos com tristeza , com sofrimento , com dor...neura,é só um calo no dedo mindinho do pé que nos rói e nos impede de dançar e saltar...porque andar nós andamos!
Sim , a neura é quando nos apetece dizer " ARREDEM PRA LÀ!!! OLHA que corro com vocês a perdigotos e palavrões!!
O bode expiatório é normalmente o tempo, os atrasos do autocarro , o penteado que está uma "percaria" ou pura e simplesmente do "outro/a" olhar pra nós! "Qué que foi??? ham...Tás praí a olhar fêto parvo porquê!!!??"
Mas a "gaja", a dita cuja, de facto existe!!
O problema é quando ela por vezes como que "enquista" dentro de nós e se transforma irreversívelmente em revolta, sarcasmo, antipatia, negativismo, tristeza profunda,baixa auto-estima e outras "perquêiras" chatas.
Deixa então de estar na categoria das "neuras" ou "telhas" e corroi a personalidade, transforma o nosso "SER" e o nosso "ESTAR"!!! Ui,isso é outra coisa!
Isso é prós psicólogos mexerem!
Os bebés rabujam e acalmam-se com um miminho e um colinho, os velhos dos marretas acabam sempre à gargalhada, os amuos das criancinhas escondem-se com um geladito e uma brincadeira e o fechar no armário dos adolescentes( mais trabalhoso!)uma ida ao cinema ou uma visita à stradivarius comprar um "topesinho" ...alivia...
Resumindo, concluindo e baralhando, acho curioso que tivessemos começado os nossos reencontros e recordações com as alegrias, os disparates as brincadeiras e as maneiras "giras" de "estarmos" e progressivamente nos tenhamos vindo a "despir" e mostrar que afinal também temos neuras , tristezas , dores e que a porra da vida nem sempre é colorida! Estamos a revelar-nos tal como somos ! Umas vezes assim e outras assado!
Os dias de andar plos telhados já passou. Bem que gostaríamos de pra lá voltar, mas acabou. Esses telhados nunca mais!( frase intensa!!) mas se calhar haverá outros onde nos poderemos empoleirar todos juntos.Eu estou desejosa disso! Temos é de ter cuidado com a coluna da Teresa, com as artroses da Lena , cas minhas vertigens, cas dores de estómago da Leonarda... e se houver alguma escorregadela, pra que servem os ortopedistas??? Ouviste Paulo???
Tenho dito!

Ilustração de Sabine Pieper

9 comentários:

São Grade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lena OR disse...

Pois é São, a interdição do termo "neura", pelo Nélio, limita a escrita. Como tu dizes começámos muito alegres. Agora andamos mais metidos connosco, numa de introspecção forçada. são os problemas da maturidade...que nos deixam mais vulneráveis.

São Grade disse...

é. se calhar.
estou a tentar explicar á ana covas como se pões comments que ela não consegue...
talvez ela tenha que se registar no blogger não?

Lena OR disse...

Se conseguiu escrever, também devia conseguir comentar...acho eu

Paulo Moreira disse...

ai que coisa "melher"! a querer insistir em filosofar sobre estar de neura! pois se estás de neura fala do que te atormenta, e pronto! eu nem vos conto dos meus alunos :) de resto vou andando + ou - bem disposto e cheio de trabalho.
aproveito para ir pondo uns posts com fotos antigas só para desdramatizar a outra que dizia que tinha uma crise de filha a aturar :) se a filha dela a visse naquela época, ah, ah!

São Grade disse...

ui,ui...

TIC na D. Pedro IV disse...

Pois é meninos. As minhas filhas já viram a fotografia e perguntaram-me o que fazia em cima de um telhado. Boa pergunta; NÃO SEI! Perguntaram-me, logo, se estava com os copos. Não estava, pois não?

TIC na D. Pedro IV disse...

Quando me deram a descobrir o vosso blog fiquei muito contente. Fartei-me de cuscar, matei algumas saudades. Gosto imenso de ler as vossas "postagens" mas começo a ficar preocupada... Porque é que estas meninas andam todas com "aquela coisa que não se pode dizer"?
Recordar é muito bom (pelo menos para mim)mas, como dia a música dos outros "o passado foi lá atrás". Ainda temos um futuro à nossa frente para VIVER. Vamos lá a aproveitar. Animem-se!!!

São Grade disse...

apoiado!!
bora pra cima do telhado!!!