quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Para alternar com as neuras...

Agora que já cusquei tudo o que havia para cuscar e já consegui comentar, vou resumir-vos os meus últimos 30 (??) anos de vida. Não sou muito fã da escrita nem tenho veia poética; gosto mais de falar com os amigos "ao vivo e a cores".
Como se devem lembrar (ou não), em 1980 entrei para o ISEF de Lisboa (mais Cruz-Quebrada) para me licenciar em Educação Física. Infelizmente comecei a trabalhar assim que conclui o Bacharelato e a Licenciatura foi sendo adiada. Resultado? Deixei uma disciplina por fazer. E depois? Continuei a trabalhar, e muito. Sim, que esta vida de professor não é como a pintam. Tenho cá uma colecção de cargos.
Em 1987 casei com um colega do meu irmão (o Rui - também vivia em Faro). Em 1991 nasceu a minha primeira filha - a Maria - e em 1997 nasce a segunda - a Carolina. Vivemos em Massamá (para quem não sabe, é uma freguesia do concelho de Sintra). Durante alguns anos padeci de depressões - andei a toque de anti-depressivos, ansiolíticos (e até de hipnóticos), até que um dia disse: BASTA!! Inscrevi-me num ginásio; comecei a cuidar de mim e da minha auto-estima e até hoje tenho sido bem sucedida.
Agora que a Maria entrou para a Faculdade de Belas Artes, eu resolvi terminar a minha licenciatura. Este ano não estou a dar aulas. Concorri a professora bibliotecária, o que me permite gerir o meu horário de trabalho de forma a conseguir ir a algumas aulas na FMH (não confundir com FHM). Comecei esta semana. Vamos ver se aguento. Aturar tontos de 12, 13 ou 14 anos é uma coisa; aturar tontos de 18, 19 ou 20 já é mais dificíl. Fico em pânico quando penso que a minha reforma depende desta malta.
Com estes papéis todos - mãe, professora, estudante, dondoca de ginásio, mulher-a-dias, cozinheira - não tenho muito tempo para divagações. Nestes últimos dias dou comigo, muitas vezes, a pensar: hoje ainda não fui ao Mixta. Tenho que ir ver qual foi a última da São; o PP já terá postado mais alguma fotografia? E a Lena? Porque não me diz nada?


Deixo-vos duas fotografias actuais da família (ainda fica a faltar o gato). Verão de 2009 nos Pirinéus Franceses




4 comentários:

Lena OR disse...

Olá Ana! Gosto de rever. Sabia que tinhas ido para o ISEF, agora Motricidade Humana, mas não sabia de todo qual tinha sido o teu percurso. Nem fazia ideia que viviamos relativamente perto. è apenas uma questão de linhas (Sintra ou Cascais). Folgo em saber que te decidiste a concluir a licenciatura. Mulher corajosa!
Bjnhs

São Grade disse...

Fixe!! gostei de ler! E vou te dizer uma coisa esse "vírus que te atacou" de ir á mixta, olha minha filha é pior que o vírus da "A" , já nos atcopu a todos e não tem cura!!
è BOM! è uma conversa espectacular todos os dias, seja plos posts, seja nos comentários... ainda publicamos um livro!!
Já conseguiste comentar?

TIC na D. Pedro IV disse...

Já consegui comentar. Não sei como.

São Grade disse...

o interessante é mesmo isso.
fazer-mos as coisas sempre com uma surpresa no fim...