domingo, 18 de julho de 2010

na Concentração

Ontem à noite fiz algo de muito diferente: fui finalmente à grande festa das Motas da minha / nossa cidade. Nunca tinha ido! Isto é incrível mesmo...para quem me conhece e sabe da minha paixão pelos concertos, pelas produções de espectáculos, pelas festas e ajuntamentos, pelas multidões, creio...pode perguntar-se...mas como? porquê? Eu própria procurando razões encontro-as muito pouco consistentes. Primeiro, começaram as Concentrações dos Motards aqui em Faro quando eu tinha 16. Não tendo as primeiras sido muito abertas aos publicos sem motas, presumo...nem as senti. Lembro ter consciência das Concentrações quando eu própria estava absolutamente envolvida na Produção e realização da Feiras da Serra, primeiro coincidiram no fim de semana e depois apesar de dissociadas, o trabalho não me permitia ir... Acabaram-se as produções da Feira para mim, tornando-se naquela produção para chamar público a todo o custo, com o Gordo em cabeça de cartaz (ai dor...da minha feira...) e, sendo o Gonçalo pequenino e eu virada à paz e ao sossego...sempre fugi de Faro nesses dias e fui para a Ilha, para a Costa Vicentina, para outro lugar qualquer fora dos barulhos.
Nos anos em que me cruzei com barulhos...nem tão pouco achei serem muito insuportáveis e já no passado ano fiquei muito triste porque o Fánecas não me arranjou à ultima da hora, bilhete para eu ir vingar a minha profunda veneração e nostalgia com os Deep Purple. Falhei!!!! Ai mas esta doeu, isso vos garanto...até acho que fiquei pensando que iria desse por onde desse. E aí está. Este ano, além do Fanecas lá ir tocar, o nosso filho cresceu e é ele que quer ir e eu que acho que até sou boa companhia para estes mega concertos e espaços, não fui difícil de convencer. Depois da guerra do estacionamento de quem, como nós, vamos de carro, entrei na Festa das Motas! É bonita, tranquila, europeia, bem organizada e...tem mota a dar com um pau. Bonitas, arrumadas, com lugar de destaque, rios de mares de motas de todas as cores mostrando-se ali, imponentes como centrais daquilo tudo. Também percebi que o ideal é ter-se um pouco aquele espírito...que eu não tenho, confesso. Estive cerca de 2horas com os meus 2 adolescentes sentada no Oasis à espera que o pai do Gonçalo tocasse e a observar muito tudo à minha volta. Estava deslocada, não tinha ninguém com quem falar, não quis ir pela Festa afora (e esse foi o único problema) e ali fiquei sem achar que estar ali fosse assim tão interessante. Mas...eis que o Gonçalo me diz algo como "não venhas atrás de nós" com aquele olhar altivo que os treze anos lhe dão...e aqui o je, que esteve aquele todo tempo sentada, sem me mexer, fazendo-lhes companhia, esperando o inicio do Concerto dos Fluxos, em parte sendo um pouco modelo do como se está nestes lugares...deu-me aquela coisinha cá de dentro, aquela minha adolescente de 15 anos também acorda, ela, que nunca precisou de ninguém para estas coisas e até gosta de ir a elas on her own...Ah! adeus...fiquem por aí com o pai e as vossas coisas...e lá fui. A partir daí a Festa foi outra. O espaço do grande palco é fabuloso, começava nesse momento o rapaz dos Supertramp, Sr. Roger Hodgson, que acontece ser também o grande co-autor das coisas daquela banda dos nossos dias. Meus amigos...AMEI! Conhecia cada um dos temas absolutamente, integralmente, sabia-os de cor dos tempos em que os cantava sem saber o que eles diziam...e voei tão mais alto que qualquer galinha ou ave lira...voei até aos momentos mais belos, fui bem juntinho do palco e usufrui em grande de todo aquele momento Grande! Os temas : School, Hide in your shell, Dreamer, Crime of the century, Lord is it mine, Breackfast in America, Chil of Vision, the logical song...and so on...Lá fui eu outra vez até à garagem do Carlos...até aos Metralhas, à Barracuda, aos States, sei lá...e bem, à concentração também fui! Depois lá nos encontrámos todos para ver o streep tease das moças Ukranianas...mas como raio sabiam os moços se elas eram ukranianas? Terão pormenores que a mim já me falham óbvios naqueles corpos atrevidos. Não sei...sei que os olhinhos dos meus meninos, que no conjunto têm 27 anos (os dois juntos) olhavam para aquele espectáculo enquanto e me perguntava se seria ou não pedagógica aquela lição de anatomia com cruzamento de fluxos, vestidas e despidas de ajudantes de tráfego. Depois ainda tive que gramar com o espectáculo dos Blastead Mechanism...que são visualmente atrevidos porque se vestem com uns trajes e uns neons muito pra frente mas que em termos musicais...enfim, e depois do que eu já tinha assistido aquilo já não era nada. Mas os meus moços queriam muito ver. Lá estivemos, eu dançando, curtindo a percussão que era a única coisa gira, e para me manter lá na frente no meio dos pulos e saltos, quieta não é boa política! Os moços ainda estão quietos...a ver, a captar, a aprender. (será que pensou: não trago mais a minha mãe aos concertos?) Enfim, não importa. Hoje estou sonolenta e já dormi a folga. À noite é mais a performance da sobrinha na Doca. O Verão não me larga. Eu bem fujo dele, bem tento não ir à praia, não querer nada...mas as coisas colam em mim...ou serei eu que tenho cola?

8 comentários:

Ana V. disse...

Não acredito que só agora tenhas feito o baptizo da Concentração logo tu que de quando em vez me roubas o marido para ires dar uma volta de moto?

Para o ano em vez de carro telefonas ao meu homem que ele te leva a cavalo para bem pertinho do acontecimento.

m. disse...

Está toda a gente testemunha de que me ofereces o marido para ir bem pertinho, ao acontecimento. Este ano quase que fui de arrasto...Próximo ano já vou de mota. Estou em franca ascenção! 'brigada ana

São Grade disse...

olha vês, amigas destas não se arranjam em qualquer lado... emprestar maridos pra voltinhas...
hum, boa!!
Bem, mas diga se de passagem que eu também te emprestava o meu, só que em vez de ires de mota tinhas que ir "a cavalo num bicla"!!
Mas quem empresta o que tem , a mais não é obrigado!!!

São Grade disse...

num blica= numa bicla,bicicleta!

Ana V. disse...

Afinal boleias não te faltam M. pr'ó ano podes escolher ou vais a motor ou a pedal basta escolheres o marido melhor. hehehe

m. disse...

Isto é engraçado! Alguém aí desse lado me viu pedir algum marido ou alguma boleia a alguém???foram só ofertas, ao desbarato. umas com pedais e outras sem pedaleiras, e agora eu é que estou na brelinda a escolher o melhor marido! Isto é que está cá uma...não há mais nenhum marido a oferecer-se? podemos ir de charrete, ficava bem no meio das motas...ou até num mega skate, daqueles que eu só preciso de dobrar para fazer as curvas...vejam lá bem por aí se não querem oferecer mais maridos...
ora é esta!

São Grade disse...

é só fartura! estes comentários vão andando, vão andando , daí a pouco tens maridos , mulheres, filhos e filhas , primos e primas emprestados para te levar ao supermercado, à praia ou à casa de banho... parece aquela brincadeira que fazíamos que era escrever uma frase num papel e passar ao outro que acrescentava outra frase e no fim dava uma história estapafúrdia como tudo...lembram-se?
mas "ca gente" se ri com estes comments - ri!!!

Ana V. disse...

hehehe não te chegam dois maridos ainda queres mais? se for caso disso arranjo-te mais uns quantos.

Esquece lá a charrete, os cavalos que entram na concentração não comem palha, bebem " gasóil" deb.