domingo, 4 de julho de 2010

o Levante

Não corre brisa. A temperatura toma conta de mim, lentamente, penetra pelos poros, pelas solas dos pés, pelos cabelos...percorre cada caminho até ao interior do âmago daquilo que é o meu biológico...e acho que consegue perfurar a barreira instalando-se no meu Ser. Sufoco! Ao mesmo tempo agradeço. Exulto. A languidez que me envolve, a lentidão de cada pensamento, acção ou até imagem...dão-me um certo conforto. Melhor mesmo é não me mexer. Ficar. Parar. Esperar que o vento volte a trazer a brisa que sopre no meu rosto e me desperte. Para a vida. Para agir. Para existir. Assim, neste calor intenso não creio que exista. Encontro-me no limbo entre a existência e a não existência. Faço o mínimo de esforço, tento que nem a respiração seja profunda. Leve. Sem tempo. E o tempo passa, lento, devagar...não fora a ansiedade que me consome, igualmente devagar, pelo que não faço, pelos prazos dos homens, pela corrida parada de velas decompostas à espera do vento. Sufoco.
É amigos. Por aqui estamos no Algarve. O Levante está a instalar-se por todo o lado. Os cães foram os primeiros a sentir, os pescadores também possivelmente. Estão-lhe mais perto. Instala-se no mau feitio, na excitação, na emotividade. Dizem os antigos. O Suão...também o conhecem por esse nome...O Levante habitualmente levanta-me! Levanta-me o astral, fico ainda mais irrequieta. Má de aturar consideravelmente também. E o suor desce pelo corpo, enquanto penso. Cada pensamento provoca uma reacção no corpo. Estou "ligada". Não posso esforçar-me tanto. Vou voltar ao meu estado Delta. Abraços amigos. Com este tipo de Onda consigo estar aí também perto de alguns de vós...Bom domingo e Melhor Semana. Vamos ver se as intempéries nos deixam trabalhar, produzir, accionar os motores. Gostava que os Srs. alemães que têm a mania de vir meter-se com os países do sul (os PIGS - Portugal, Itália, Grécia e Spain) a dizer como é que nós devemos fazer, trabalhassem e vivessem um inteiro Verão aqui, mas sem serem turistas, trabalhando mesmo...Talvez compreendessem na pele, nos poros, no bater do coração e no interior de si mesmos as culturas mediterânicas. "Só compreenderás o outro quando caminhares um Tempo nos seus sapatos" esta é do tempo do Confúsio.
Continuemos nós nestes sapatos e com outras particularidades que nos tornam mesmo úteis, pois outros assim não há! Bem hajam.

3 comentários:

m. disse...

PS: Hoje está de parabéns a América do Norte. 4th of July!
Grande nação...o novo mundo agora já criança...crescendo e ensinando-nos - a nós adultos e por eles responsáveis - muitas coisas.

Anónimo disse...

è um prazer ler a tua escrita.

Abrejos

nelio disse...

acho que cairiam como tordos ao longo do verão... os alemães...
embora sejam resistentes e não gostem de se queixar...