quinta-feira, 25 de março de 2010

Idas ao cinema


A 1ª vez fui ao cinema, famoso Cinema Stº António, devia ser muito pequerrucha e fui levada pelo meu irmão e um amigo dele, integrado num evento qualquer que decorria na altura (havia muita criançada) e fui ver o “Tom & Jerry”. Adorei! Pela alegria da “moçanhada”, pelo facto de acompanhar o meu irmão (mais velho 9 anos) e pelo colorido que reinava na sala. Havia balões por todo o lado, sobretudo colados ao tecto do cinema. O meu também pra lá foi, com grande mágoa minha! Mal o meu irmão mo deu, eu tropecei e o desgraçado lá voou direitinho para perto dos outros.
Não chorei por vergonha!
Mais tarde, pelo 6º, 7º ano e propedêutico (agora Meguy não refiles que agente não tem culpa que nos tivesses trocado plos “amaricanos” íamos à matiné, como parte do programa de saída de sábado à tarde. Lembram-se?
Nessa altura, todas as semanas havia filmes novos e nós, em “bando”, lá íamos todos para o cinema, ocupando filas inteiras numa algazarra desenfreada.
Às vezes até para os camarotes íamos só para a palhaçada !! Não interessava se o filme era bom ou não. Era para ir e pronto!

Não havia pipocas, mas o chão estava sempre uma porcaria. Seriam cascas de amendoins, tremoços, ou que raio era aquilo?? As cadeiras de pau, estofadas, já estavam um bocadinho velhinhas e não havia sessão nenhuma que uma não viesse abaixo. Um dia coube o estrago ao Nélio, lembram-se ?? Mal se tinha ajeitado na cadeira, catrapumba, rabo no chão!!! E o Carlos, com aquelas “gâmbias” enormes que não cabia no lugar sem empurrar o vizinho da frente!!??
Quando vim para Coimbra, nos primeiros meses estava um pouco deslocada e a tendência era do pessoal se juntar por “proveniência”… Assim conheci algumas algarvias a quem me liguei durante todo o curso e os programas eram sobretudo de exploração do espaço e das pessoas.
Depois começamos a alargar o grupo e a fazer autênticas excursões nocturnas, por Coimbra e arredores.
Uma vez eu, o Oliveira e o Paulo Andrade resolvemos ir a Conímbriga (17 Km de Coimbra) de táxi!!!
Em Coimbra havia várias salas de cinema, todas muito velhinhas, subsistindo neste momento apenas 2 desses espaços (sto já sabes do que falo, não é Meguy?): O Teatro Académico Gil Vicente (que já não passa filmes ditos comerciais, apenas documentários, filmes de autor ou espectáculos culturais de outra natureza - a minha filhota mais nova costuma lá ir dançar na grande festa final da Dança Jazz no fim do ano lectivo – tinha dizer isto, não??) ; e o Cine-teatro S. Teotónio, pertencente ao Colégio S. Teotónio, (onde igualmente as minhas 2 “talentosas” filhas já mostraram e continuam a mostrar as suas gracinhas, pois uma já frequentou e outra frequenta agora o dito Colégio)!
Havia na altura também umas salas de cinema um pouco “manhosas” na zona da “alta “ de Coimbra, que passavam películas…piiiiiii… e que por acaso nunca visitei! Receava ser atacada por algum rebanho de pulgas furiosas !!
Mas voltando às nossa idas ao Cinema!
Os anos de Faculdade foram MUITO BONS!
Passado o período de reconhecimento inicial o cinema recomeçou a fazer parte novamente dos nossos programas. Havia muito que fazer, muito que ver e às vezes muito pouco tempo para estudar!!
Nos primeiros tempos de “flirt” com o gajinho que vive agora comigo, fui ver alguns filmes que…valha-me Deus!! O “cagente” faz pra caçar um homem!! Um deles e acho que o 1º que fui com ele foi o “Super-Homem”!!!!! Vá, riam-se!!! Podem rir! Vão me dizer que nunca foram ao cinema por uma causa tão nobre como esta ???


Também acontecia irmos só para fazer companhia! Por isso vi o “Excalibur” 2 vezes em 2 dias seguidos…
Mas o cinema começou a perder pontos!
Os programa da moda era as discotecas…oh yes!!
Chegávamos a ir para uma discoteca muito em voga na altura que era os “Três Pinheiros” na Mealhada (34Km de Coimbra) (que apesar de ainda existir…não a recomendaria à minha filha”…nem a ninguém!). Saíamos um pouco depois do jantar, de comboio, fazíamos aí uns 3Km pela Estrada Nacional a pé, e quando a discoteca fechava, nessa altura no máximo dos máximos às 4 da manhã, regressávamos novamente a pé, e esperávamos, “esfalfados” mas felizes, pelo 1º comboio que era por volta das 6 e picos da manhã!!! Doidos né???!
Começaram a cair os Cinemas antigos e a serem substituídos pelas modernas salas de cinema em Centro Comerciais.
Os adolescentes universitários tiveram que crescer um bocadito e começar a “render”!Nem todos tiveram logo emprego, nem onde gostariam, nem nas condições ideiais !
Não tínhamos carro, deslocávamo-nos de camioneta, às boleias. Por vezes saíamos cedo e ainda de noite de casa e chegávamos tarde e já de noite. Cansados, aborrecidos e por vezes desiludidos!
Cinema?? Durante a semana !! Tas mas é parvo!! Caminha!!
Os fins-de-semana, esses aproveitávamos para estar juntos em bando, mas agora um bando mais pequeno. Casámos, juntámo-nos e já tínhamos os nossos ninhos! Curtíamos ficar em casa e saborear o descanso. Ir ao cinema era objecto de uma opção bem reflectida! As paródias só eram permitidas nas noites de 6ª f. e sábado… preferíamos conversar, fazer umas jogatanas de poker de dados ou cartas, “king” de preferência. Muito tabaco, pouca bebida, muito disparate e parvoeira! Era caso para dizer que fazíamos a festa, atirávamos as canas, e batíamos as palmas! As maluqueiras serviam para esquecer a semana! Até lutas de bolos havia!!
Era suposto ser-mos adultos, profissionais, responsáveis blábláblá… ainda era difícil!
Filmes, sim, talvez, mas na maioria das vezes em vídeo cassette, em casa de uns ou de outros e no fim estava tudo escarrapachado por ali fora a passar pelas brasas!

Nascem as criancinhas!
Sair à noite …rien … só se for programa que aceite criancinha bebé!
Ida ao cinema? Faz-se, mas envolve logística complicada. Recurso a Avós, amigos, ir levar, ir buscar, frio e sonos, papas e biberons … eh , pá que trabalheira!
Mais vale ir para qualquer lado que possamos levá-los atrás! Eles até nem se importam e nós também não! Acho que estive sem ir ao cinema durante meeeeeessseeees largos!
As criaturinhas vão crescendo e agente começa a revezar-se. Ora vão uns ora vão os outros! E fazemos grupos por preferências filmatográficas. Há os filmes que as mulheres gostam, os das criancinhas que agora já vão ao cinema também, os doidinhos pela ficção científica…E começamos a ir ao cinema a horas que não “empatam” - as sessões da 5,6,7h são as preferidas!
Depois vem a 2ª rodada de criancinhas… Algumas já vão para o cinema sozinhas ou melhor, acompanhadas mas não por nós!
E o cinema?
Pois, cinema agora é só de preguiçosos! Vemos as novidades que ainda às vezes não estrearam nas salas de cinema mas já estão na net, em casa, enroladas numa mantinha, com os pés pantufados em cima do puff, (as mulheres… os homens não se tapam mas precisam do sofá grande para dormir melhor!!)
A última vez que fui a uma sala de cinema foi quando estreou o “Nine”…!
Podia–se ver em casa, pois podia, mas que era a mesma coisa, não era!!

2 comentários:

m. disse...

querida são. Ainda não li para cima...vou trabalhar mais um bocadinho e já te leio à noitinha,

nelio disse...

:) lembro-me perfeitamente da cadeira a partir-se mal eu me sentei. se não me engano foi numa guerra das estrelas ou coisa parecida...
o vício do cinema ficou... uma paixão que me acompanhou sempre... e não prescindo de ir vê-lo em grande ecran, sempre que posso, que na televisão com a mantinha pelos joelhos não é bem a mesma coisa... :p