Abro os meus braços e abraço! Os professores na alma são professores! O resto não existe. A desvalorização, a crise, a crítica profunda, as mudanças dantescas de cenários umas atrás das outras, os politicos, aquilo que se acredita e aquilo que eles querem que se acredite, o sistema, os politicos, o poder, o poder, o poder. Respira fundo amigo, encosta a cabeça para trás e voa até esse mesmo lugar onde a água é quente, o amor é quente, a existencia é quente, a vida aquece...e deixa que a tua verdade a tua profunda verdade tome conta de ti. Eu sou professor, eu gosto de ser professor e sou bom professor porque os meus alunos são bons alunos quando eu sou bom professor.
Acho que nós ainda pertencemos a uma geração onde não aprendemos a valorizar-nos a nós próprios. Os nossos professores (que eram professores, na grande maioria que gostaram de ser professores, pelo menos eu falo por mim e até me lembro perfeitamente daqueles que não cabem nesta talha) corrigiam a vermelho e os nossos pais ainda só se interessavam pelo que não sabiamos fazer, não conseguíamos fazer..."tu não sabes. Tu não és capaz, Tu não consegues..." pode ter sido escutado por nós muitas vezes. Talvez...E não é que depois surtia efeito? E quando íamos acreditar que eramos capazes? Que a nossa verdade era importante???
Atenção Carlos, nós somos também esses pais, essas famílias e, também nós desconfiamos de alguns professores. Acho até que este clima de suspeição se tem vindo a desenvolver mais e mais, espalhou-se...ninguém confia, ninguém acha que ninguém é capaz, há medo no ar...como podemos nós comunicar abertamente uns com os outros sem ser com essa suspeição, com esse medo, com essa acusação permanente? Um professor não deve ser um educador sexual - isso só mesmo o Coroa - mas deve ser um educador! Formal. Mas um educador. Daí a postura, a figura, o tom tranquilo e sonante, a forma securizante e firme, o olha terno e compreensivo, a exigencia connosco alunos e com ele próprio, professor...Um educador que aquilo que ensina é ele próprio...mais não sabe! Poderá saber muitas maneiras e se possivel algumas metodologias, métodos, caminhos, mas é ele próprio que se ensina e que os alunos aprendem. Por isso deveriam ser os alunos - mais do que quem quer que seja, envolvidos neste jogo dialógico, a avaliar os professores! Eles sim sabem o que aprenderam e não aprenderam e as oportunidades que lhes deram ou que lhes retiraram...Quando nós falamos lembramo-nos da Glória, da Idália, da Eliane, do Palaré, de...e de...e podemos levantar alguns dos neurónios mais adormecidos e continuar...e também nos lembramos da Chica Amorica porquê? Pelo que aprendemos com ela ou pelas idas ao telhado que ríamos até ao dia de hoje? E lembramos da professora que nos ensinou a Florbela Espanca, e sem lembrar o nome, porquê? Pelo ridiculo, pela falta de respeito que alguns de nós sentiram etc...Nós os alunos sabemos falar dos professores e já nessa altura sabíamos. E nós os pais? Não sabemos exactamente que aquela professora de inglês destruiu a vontade do nosso filho estudar inglês? Que o método que o profesora de história usava, ditando as guerras nacionais para os moços fazerem cópias, vale uma bosta e a desilusão do moço pela Hstória???E do aluno que é muito bom na turma e só tem boas notas como pode apanhar Muito Bom a Educação Cívica se vai bufar as partidas e comportamentos dos seus pares??? Nós sabemos muitas coisas e se nos pusermos no lugar do peão...o carro é o culpado mas se estivermos no caro, o peão que se cuide...
Desabafos...de quem também gosta da noite. Profundamente, São! Os sons, os ventos, a lua, a chuva, o silencio, a noite a caminhar noite dentro e a vontade de me encontar face a face comigo mesma, linda essa imagem, Teresa.
Eu acho ao contrário de ti, Carlos, que se se encontrassem bons e preparados professores para as coisas Educação Cívica tinha todo o sentido, falar-se-ia do respeito, da arrogancia, da humildade, de mim e do outro, do conflito e da paz...como deve ser...não como é. Mas estas coisas são sonhadas em gabinetes de quem não andou a "lavrar a terra com os queixos", expressão absolutamente adoptada por mim da autoria da Teresa L. há mais de 20 anos, quando andávamos pelas itinerancias serrenhas. E também aí se podia colocar alguma da educação sexual, dos debates que os moços precisam de fazer acerca de tantas dessas e de outras coisas, nets, redes sociais, amigos virtuais e amigos do peito, etc...Mas era preciso saber-se fazer, não é pegar num professor de biologia que tem ainda 2 horas no horário e, agora vai pra li tomar conta daquela turma na hora de educação cívica. Área projecto não sei o que é, ando a tentar perceber há 3 anos mas ainda não percebi... Estudo acompanhado é para trabalhar método e metodologias como deve ser. Aprender e experimentar métodos, escolher aquele que mais se adequa a si próprio, aprender verdadeiramente a trabalhar em grupo, o que é uma equipa, como pesquisar na net, essas coisas levadas a sério. Talvez não fossem necessários tantos anos...teríamos que pensar melhor.
Bora criar uma escola????É que eu também tenho na alma esta missão que me ilumina enquanto pessoa. Ser professor. E há mais!!! Há mais professores na alma, mesmo que o não sejam na profissão não há amigos??? E há tantos professores na profissão que não o são na alma. É a história das nozes do deus e dos dentes.
até já.
Cheguem atrasados, avisem à ultima da hora, nada disso importa. Quem leva o computador com a net???(eu não tenho net portátil. o meu computador poderia ir se necessário, mas preferia outro menos lento e menos pesado) Que excitação parece que estamos a preparar um acampamento das guias...
1 comentário:
Isso é q era, podes crer, uma escola à nossa maneira... Nunca se sabe... Beijo, tlog :)
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