quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Excertos do Diário do PP - Série II (a caminho do Liceu)

Faro, 11 de Junho, 1974
Hoje tive uma nova e enorme zanga com o (…) [pessoa não pertencente à Turma 27]. (…) O Barradas estava presente e ajudou-me e apoiou-me.
Ele é um dos meus melhores amigos. (…) O Nélio, o Canas e tantos outros que nem tinha tempo para apresentar, são os meus melhores amigos.
“Os amigos são para as ocasiões” é um dos provérbios com que eu não concordo, porque “os amigos são para sempre e sempre serão amigos.”

“Amor com amor se paga, /Assim fala o coração.
Não queiras pagar amor /Com ódio e ingratidão”

[António Aleixo?]

Quartel de Tavira, 5 Julho, 1974
Hoje de noite fiquei triste porque soube, pelo jornal “Correio do Sul”, que o meu professor de Moral e Religião, o Padre Carrilho, está no hospital por ter fracturado o pé num acidente de viação. Mal vá a Faro vou vê-lo ao Hospital. (…)

Faro, 30 de Novembro, 1974
(…) Cada vez me sinto mais triste e só. Não convivo com quase nenhuns amigos. Tenho e tive pena de não ter ficado no ciclo com os moços e moças da minha turma. Tenho uma amizade por aquela turma que nunca os poderei esquecer. É aborrecido mudar quase sempre de amigos de ano para ano [em virtude da carreira profissional do meu pai]. Enfim, “o destino marca a hora”, e “a vida continua”, “não é preciso chorar”. (…)

Faro, 9 de Dezembro, 1974
(…) Cada vez detesto mais o meu professor de Português [no Liceu]. (…)
Quem me dera voltar a ter a D. Idália como professora (foi ela que eu tive como professora o ano passado a essa disciplina). A Teresa Laranjo, da minha turma do ano passado, tem-na este ano no ciclo como professora de Português; disse-me que ela foi operada ao apêndice. (…)
A Margarida Gingeira e a Judite (Ju) que eram da minha turma do ano passado andam na minha turma.

2 comentários:

São Grade disse...

Que moços cheios de estilo!! Quem era aquele? O Barradas?

Paulo Moreira disse...

Na foto estão o Barradas e eu, Paulo, lá pelos nossos 15 anos, acho eu, num carro abandonado que estava na doca...