domingo, 17 de janeiro de 2010

Mantinhas, sonecas e panquecas



Tenho tantas coisas que gostaria de partilhar convosco,tantas coisas para contar, tantas ideias sobre isto e aquilo , tantos pensamentos que passam rápido...rápido demais para os meus dois dedos escritores!
Por onde começo??? Olha vou-vos contar o meu fim de semana.
Não é bem um fds típico porque saí de casa no domingo e como sabem DETESTO de sair ao domingo! É o meu dia Zen , é o meu dia de reorganização física e psicológica. Mas hoje a nossa artista tinha uma actuação em Penacova juntamente com mais 3 coros! A nossa pequena artista é cantora!Até já participou numa Ópera...(baba a escorrer) e assim lá fomos nós!

No sábado para além dos afazeres domésticos habituais , e da vida de motorista habitual para as cachopas, fui ao cinema à sessão das 17.20 ( é a minha hora preferida de cinema porque não é cedo que estrague a tarde e não é tarde que me dê sono. Além disso, confesso o fim da tarde é a minha "momento neurótico " por isso se estiver entretida , tanto melhor!
Rebobina, São...
Fui eu, a minha filhota Ana Filipa e os Amigos-Famíla, a Ana e o António (vou apresentando porque irei falando deles sempre)que são os Padrinhos da Filipa, mais a Paula que é mulher do Rui que é nosso Padrinho de casamento, mais o Tomás, que é o sobrinho da Meguy e uma amiga, a Eva.Quer dizer o Tomás como é seu apanágio chegou já o filme ía... já o rapaz tinha beijado a rapariga , já ... enfim ...
Fomos ver "Nine" o musical que está aí na berra agora! Foi...interessante no que respeita à realização , música ...mas parece que falta qualquer coisa para ser um grande filme! Acho que o argumento não me agarrou! Mas recomendo porque é um momento agrádavel e deve ser visto no cinema e não em casa.
Bem depois, e agora? Temos fome! Também como é hábito , em minutos se inventa uma refeição. Uns foram comprar frangos, outros bebidas e eu vim para casa fazer arroz e pôr florinhas na mesa. Tá feito!

Aconchegámos-nos como pudemos todos na cozinha e papámos o bicho!
Quando eu e a Aninhas nos estávamos afofar no sofá , com mantinha e tudo,começam o Tomás e a amiga cos formiguieros de gente nova! "Agora calhava bem era um joguinho de Trivial... vá lá ...isto acaba rápido...vou buscar ? Vou ?Insistia o Tomás!! pareciam os putos a desafiar os crescidos pra ir jogar á bola!
ui , há tanto tempo que não fazíamos uma jogatana dessas! Ok , bora nessa!
E assim foi! O António ensonado arrebitou, a Xana divertiu-se a jogar um jogo de crescidos, O Alex que tava armado em esquisito mas também com vontade de jogar veio pra mesa! O jogo terminou lá para 1.30h para nós (O tomás e amiga tiveram que sair meia hora mais cedo para casa de uns amigos a quem tinham prometido chegar depois do jantar para jogar poker com eles!!!)
Ah, e eu e a minha parceira - A ANA ganhámos!!!
E assim são os nossos programas!
É assim cá em casa! E na casa dos meus Amigos também. Estarmos juntos chega-nos.
As toilettes habitualmente são "fínissimas".- pijamas, roupões, fatos de treino sovados e meias grossas ou pé descalços no chão.. Jantamos muitas vezes chá e torradas,panquecas, improvisamos outras tantas vezes receitas tolas...uns conversam sobre automóveis, outras enrolam-se nas mantinhas no sofá e até a Ana Filipa e o Francisco ( filho da Ana que tem uma diferença de idade da minha filha de uma semana!!) gostam de se enrolar na dita cuja pra ver uns filmezitos connosco.
Até parece que a minha casa é fria! Não é ! Mas debaixo de uma mantinha está-se muito melhor!
. O menino Toninho gosta de fazer umas sonecas no meu cadeirão.
A Paula também lá passa plas brazasAh e o Kim também!

Como sair de Coimbra? Como deixar esta minha família?





8 comentários:

Carlos Canas Martins disse...

Parecia que estavas aqui a falar, São, agora enquanto lia o que escreveste. Senti até o teu sotaque de Coimbra em algumas palavras de algumas passagens, que giro. Não saias de Coimbra São. Tens amigos fixes aí, esse tipo de pessoas com quem te sentes bem incondicionalmente, estejas toda aperaltada ou apenas de robe, estejas tagarela ou caladinha, estejas com o frigorífico cheio ou apenas com umas saquetas de chá no armário, estejas aos pulos e saltos ou enroladinha, no sofá... É bom darmo-nos aos amigos, é bom sentir que damos de nós às pessoas de quem gostamos. E afinal, hoje em dia, Coimbra e Faro estão apenas à distância de um passeio de carro, ou de uma ida até ao computador e visita ao blog. e nós, os amigos de infância, somos os tais que estaremos sempre aqui, para ti, e uns pros outros.

Beijo grande minha querida.

Lena OR disse...

Já pensaste que vives em Coimbra há quase trinta anos? Como querias não ter criado raízes? Mais de metade da tua vida foi passada aí. Como eu por aqui. Não gosto da confusão desta cidade, mas é aqui que trabalho, é para aqui que caminho diariamente, e é perto daqui (20 Km) que vivo, convivo e sobrevivo...foi aqui que construi o meu viveiro...
Bjnhs miúda! A maneira como escreves e descreves é deliciosa...continua assim

nelio disse...

tens uma escrita tão comunicativa que até parece que passei o fds com vocês :)

Teresa disse...

Maria da Conceição! Gosto tanto de te ler! A tua escrita tem vida, tem afecto, tem cor mesmo que em letrinhas negras. Pincelas com vida cada frase e relatas o quotidiano com uma imensa ternura. Gosto de rever o Rui. Agora num entremeado entre fotos e vida real. Estive numa reunião em que ele também participou. O moço anda meio apagado. Imagino que já te disse que fui muito mázinha na intervenção que fiz, mas já não tenho paciência para algumas situações recorrentes. Estou a ficar "madura"! Ou estarei a ficar apenas velha??? :-(

São Grade disse...

Minha querida amiga! Nós somos um grupo de "pisicóligos" casados com outros tantos psicóligos que NUNCA falamos de serviço quando estamos juntos!!!! Por vezes saio de casa e ligo ao psicólogo da APPACDM de Poiares ( que é o gajo com quem eu durmo) e debatemos assuntos de serviço! Em casa NUNCA! Só falamos das "histórias" não das coisas a sério!

m. disse...

E ser psicólogo não é um pouco falar das "histórias"? Coisas a sério ou de brincar, nas cores das tuas letras a malta aqui no sul faz surf. Continua a dar-nos onda!
abrejos.m

São Grade disse...

é verdade Meguyinha, é verdade!

ana sampaio disse...

Ouvi dizer que falas de mim e vim cuscar. Pois por agora Coimbra é o bairro da gente mas ainda havemos de ir todos pró Algarve! E em Agosto rumamos pra Norte, carago!